sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Melhores discos de 2010

Iron Maiden - The Final Frontier

A volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden foi muito festajada no começo desta década, mas a verdade é que os discos após Brave New World seguiam a mesma fórmula e estavam ficando previsíveis.
Não que este aqui saia muito dos trilhos traçados pela banda, mas tem músicas e passagens que são inesquecíveis.
O refrão simples da faixa título, The Talisman (minha favorita), a balada Coming Home, Mother Of Mercy e Isle Of Avalon são exemplos que o Iron Maiden ainda tem muito a nos oferecer.
Up the Irons!

Dio - At Donington UK: Live 1983 & 1987

O primeiro lançamento oficial após a morte de Dio não poderia ser mais poderoso, as duas primeiras apresentações do baixinho no Monsters of Rock em Castle Donington.
A primeira, em 1983, com a formação clássica de sua banda divulgando o clássico Holy Diver com Vivian Campbell massacrando as guitarras, Vinnie Appice na batera, no baixo Jimmy Brain e Claude Schnell nos teclados.
Um show incrível com uma performance fora do normal de Dio, que queria mostrar serviço após sua conturbada saída do Black Sabbath.
O segundo disco tem o show de 1987 com Craig Goldy substituindo Campblell na guitarra, tem uma pegada forte e músicas mais recentes .
Em ambos os show são tocadas também músicas do Rainbow e Black
Sabbath.
Grande disco.

Neil Young - Le Noise

Confesso que não sou um grande conhecedor de Neil Young, mas sempre apreciei sua música.
Este disco não desceu fácil na primeira audição, pois uma banda faz falta, só que depois comecei a sacar o que ele queria realmente. Young mostrou mais uma vez que se pode fazer uma música acústica ou só com uma guitarra e ainda botar pra fuder.

Pitty - Chiaroscuro

Gosto dela desde que vi sua camisa "Odeio poodles" em um clipe de seu primeiro disco.
A cada álbum Pitty fica mais rock e acessível ao mesmo tempo, "Me adora" é o exemplo disso, melodia facinha mas uma grande música. Tá bom, o disco é de 2009, mas só ouvi em 2010. A lista é minha!

Michael Jackson - Michael

Um disco póstumo de sobras e demos de Michael Jackson é melhor que qualquer coisa que Ney-os e Diddys da vida possam produzir em 100 anos. As músicas que divulgaram fazem jus ao que Michael vinha fazendo. Dizem que é um imitador e não Michael que está cantando, mas ele também soava como um imitador ultimamente. Então estamos quites.

Slash

Um disco de rock como nos velhos tempos, diversão garantida e um excelente time de vocalistas. Destaque pra Ferggie do Black Eyed Peas, que mostra uma pegada rocker em "Beautiful Danger". Discão!

Santana - Guitar Heaven: The Greatest Guitar Classics Of All Time

Carlos Santana deixa sua marca em grandes clássicos da guitarra como "While my guitar gently weeps", "Smoke on the water", "Little Wing" e "Dance the night away" com grandes convidados como Chriss Cornell, Joe Cocker e Scott Weiland nos vocais. Tirando o rap de Nas em "Back in Black", que é o ponto baixo do álbum, desce redondo. A capa fajuta parece de CD pirata europeu.

Big Four - Live From Sofia, Bulgaria

Evento transmitido para vários cinemas do mundo reunindo Anthrax, Megadeth, Slayer e Metallica. A tão esperada jam com os Big Four do thrash rolou com "Am I Evil?" do Diamond Head (o Metallica fez um cover incrível dessa), mas eu esperava que rolasse algo mais. Os músicos tocaram no automático, acho que um pequeno set list com as quatro bandas ensaiadas seria muito mais legal.
Mas é um DVD/CD obrigatório pra quem gosta de Thrash Metal com as bandas detonando tudo o que sabem e provando que são realmente as melhores.

Blaze Bayley – Promise and Terror

O injustiçado ex-vocalista do Iron Maiden supreende a cada novo álbum, este aqui mantém a qualidade dos anteriores e coloca Blaze no topo como um dos melhores vocalistas de Metal da atualidade. Sua saida do Iron Maiden só fez sua carreira crescer e provar que não há nada como um dia após o outro.

Ozzy Osbourne - Scream

O velho Ozzy aparece aqui com um novo guitarrista (Gus G) e com novo gas, um discão cheio de músicas legais que pode ser o m
elhor trabalho dele desde Ozzmozis.
Vida longa a Ozzy!!!

Jimi Hendrix - Valleys of Neptune

Disco de "inéditas" de Jmi Hendrix, qualquer um que goste de guitarra tem que ouvir isso aqui. Só a faixa título e versões alternativas de clássicos já basta a espera.

Pantera - Cowboys From Hell

É um relançamento em comemoração aos 15 anos do álbum, mas eu não ouvia este disco faz uns 10 anos.
Porrada!

Megadeth - Rust In Peace Live

O título já diz tudo.

Avenged Sevenfold - Nightmare

Eu nunca tinha ouvido falar nesses caras, só me chamou atenção quando Mike Portnoy do Dream Theater foi tocar com eles e até esteve por aqui com a banda no SWU.
Após assistir ao show na tv, fiquei impressionado com o som da banda e procurei este último disco.
Muito bom, com referências ao metal dos anos 90 e super bem tocado. Ouça sem preconceitos.

Halford - IV- Made of Metal

O que dizer de um disco da banda de Rob Halford?
Como dizia o vocalista do massacration: "Metaaaaaaalllll!!!!!!".


Guimara foi o melhor de 2010.

Um comentário:

Vinnië Rodrigues disse...

eeeeeeeeesssssssssa da pitty foi foda albummuito chato e arrastado... deveriam recolher isso das lojas mas tem pessoas que gota de ouvir então tá!