sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Verborragia Etílica

A partir de hoje teremos a seção esporádica sobre política, teorías conspiratórias, segredos de sociedades secretas, receitas de bolo, telefones de coelinhas da Playboy pelo filósofo e apresentador Jean Siqueira.
Pra começar, sua visão peculiar do momento vivido pelos Estados Unidos of America.
O MPQ? não se responsabiliza pelo teor ácido e perturbador das palavras e eventuais erros de português a seguir.

EUA cuspiu pro alto, e o cuspe voltou em forma de espirro.
Como toda potência mundial, a soberba falou mais alto, como sendo um país supremo as idéias econômicas dos americanos sempre foram "se eu quebrar o mundo quebra", o conceito está certo, mas não imaginavam que se eles quebrassem os outros países iríam passar a ve-lô com desprezo.
No início dos anos 90's os EUA estava com a economia aquecida e os bancos fortes, aí eles tiveram a grande idéia de abrir o capital onde as portas de investimentos se abriram para população, com isso os bancos pegavam dinheiro e pagava um juros que na época era atraente para quem investia, isso não só nos EUA, mas também no Japão, Europa, etc...
Com esse dinheiro os bancos entraram com um capital massante na industria de imóveis vendendo casas pra classe D e E em parcelas de 15 anos, 20 anos.
Só que a demanda foi enorme, quer dizer que em determinado momento passou a ter mais casas do que comprador, com isso os valores das residências caíram, casas que valiam 400 mil dólares passaram a valer 200 mil dólares.
Aí começou o colapso, ou melhor dizendo os bancos americanos começaram a dar calote no resto do mundo.
Outro fator para atual crise foi o ataque terrorista de 11/09 que gerou um medo no mercado onde não se via investimento no país, com isso foi gerado desemprego em todos os estados, a procura por compra em todos os setores diminuíram e com isso veio a inadiplência, aí se formou o caos.
Os bancos como não recebiam o pagamento dos compradores das casas não tinham como pagar os investidores, sem falar na maquiagem contábil que várias empresas fizeram e num período curto foram a falência.
Pois bem, os EUA está fazendo o que ela sempre lutou contra que é colocar o estado pra tomar conta das coisas. Estão privatizando bancos, passaram a colocar limites em transações financeiras, etc.
Se nessa crise muitos estão perdendo com certeza poucos estão ganhando, portanto há de se convir que essa crise não é surpresa como todo mundo fala, os EUA estão passando por uma crise interna enorme a muito tempo, então, porque não dividir isso com o resto do mundo.
Espero que essa crise passe por aqui igual a um tsunami e que o Brasil seje um barco em alto mar, onde só se sente uma ondulação e a onda devastadora arrebente na praia e que essa praia seje na Flórida, Califórnia, Philadelphia, New York...


Jean adora cebola na brasa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Jean é a Miriam Leitão do MPQ?

Parabéns, Jojô!

Belo comentário, embasado e com tendências socialistas.

marshell

O Comediante. disse...

Prefiro música.